Europa precisa de uma solidariedade efetiva

9 de maio de 2020
Grupo Parlamentar

No dia em que se assinalam os 70 anos declaração de Robert Schuman, Luís Leite Ramos recorda que na União Europeia precisamos, "mais do que nunca, de conquistas concretas e uma solidariedade efetiva".

O vice-presidente da bancada do PSD é também Presidente da Comissão de Assuntos Sociais, Saúde e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, e numa mensagem em vídeo para o Dia da Europa deixou a garantia de que "no Conselho da Europa, vamos lutar por uma resposta ao Covid-19 com conquistas concretas e uma solidariedade efetiva. Uma resposta que é ao mesmo tempo eficaz e de acordo com os direitos humanos. Uma resposta que confere uma proteção especial aos grupos mais vulneráveis, tais como as crianças, os idosos, os pobres e os marginalizados".

Relembrando a célebre frase da Comissária Europeia Stella Kyriakides, Luís Leite Ramos reafirma que "juntos somos mais fortes".

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=GVgEpp4mdW0[/embed]

A Declaração Schuman foi proferida pelo ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman, a 9 de maio de 1950. Nela, propunha-se a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) para instituir um mercado comum do carvão e do aço entre os países fundadores. A CECA (membros fundadores: França, República Federal da Alemanha, Itália, Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo) foi a primeira de uma série de instituições europeias supranacionais que deram origem à atual União Europeia.