É preciso acabar com o crónico subfinanciamento das IPSS

5 de junho de 2020
Grupo Parlamentar

O PSD apresentou uma iniciativa que recomenda ao Governo que promova um estudo sobre o financiamento das IPSS que acabe com o crónico subfinanciamento do setor, de forma a corrigir as assimetrias existentes e promover a harmonização das carreiras profissionais nas IPSS.

Na apresentação da iniciativa, Sandra Pereira enalteceu o papel das IPSS no apoio ao Estado no combate às desigualdades sociais, um papel que está colocado em causa devido ao subfinanciamento em que estas instituições vivem. A social-democrata acrescentou que “é inaceitável que o governo esteja deste janeiro sem pagar os compromissos que assumiu com estas instituições. É ainda mais inaceitável porque estas entidades não interromperam as respostas sociais junto das pessoas.”

Sandra Pereira garantiu que “o PSD conta com as IPSS e as IPSS podem contar com o PSD”. Prova disso, refere, é o Programa de Emergência Social que o Presidente do PSD apresentou e que propõe uma atualização extraordinária no compromisso de cooperação para o setor social e solidário, com o intuito de mitigar o impacto do aumento do salário mínimo que originou grandes constrangimentos financeiros a estas instituições.