Conselho da Europa deve continuar a apoiar moral e financeiramente a OMS

21 de abril de 2020
Grupo Parlamentar

Todos os Estados-membros do Conselho da Europa devem continuar a apoiar a Organização Mundial da Saúde (OMS) para enfrentar a pandemia de covid-19. Esse é o apelo deixado por Luís Leite Ramos, deputado do PSD, que é também presidente da Comissão de Assuntos Sociais, Saúde e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (APCE).

Numa nota à imprensa, divulgada por várias agências internacionais, Luís Leite Ramos exortou os Estados-membros do Conselho da Europa a disponibilizar apoio financeiro e moral à agência da ONU, que tem liderado o combate à crise sanitária. “Apelo a todos os Estados-membros do Conselho da Europa e a todos os parceiros relevantes para reforçarem os apoios financeiros e morais à Organização Mundial da Saúde (OMS), mostrando um espírito de solidariedade global”, afirmou Luís Leite Ramos.

Recorde-se que o Presidente dos EUA decidiu cortar financiamento à OMS, ordenando a suspensão do pagamento da comparticipação daquele país à agência.

Luís Leite Ramos reitera que os países são responsáveis em garantir que a OMS é financiada de forma adequada, para que desta forma possa melhorar a resposta e a resiliência face a futuros surtos. Uma posição que é subscrita por Jennifer De Temmerman, deputada francesa, que é presidente do Subcomissão de Saúde Pública e do Desenvolvimento Sustentável, e que instou os estados do Conselho da Europa a darem mais autoridade à OMS para lidar com crises de saúde pública.

A Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa é, conjuntamente com o Comité de Ministros, um dos dois órgãos estatutários do Conselho da Europa. Integra 47 países, entre os quais todos os Estados-Membros da União Europeia. É o principal órgão de cooperação europeia, responsável pela eleição dos juízes do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem e do acompanhamento de processos eleitorais em todo o mundo.