Afonso Oliveira em entrevista ao “ECO”: pagamento de prémio para profissionais do SNS e apoio aos sócios-gerentes

1 de julho de 2020
Grupo Parlamentar

Em entrevista ao jornal “ECO”, Afonso Oliveira, vice-Presidente do grupo parlamentar do PSD, defende o pagamento de um prémio para os profissionais de saúde envolvidos no combate clínico à covid-19. “Toda a gente esteve a referir ao longo deste tempo o esforço dos profissionais de saúde e quando há aqui uma proposta concreta que vai beneficiar e premiar o esforço que foi feito… Isto nunca é um ato de populismo, é um ato de justiça. O PSD perante a circunstância que vivemos hoje — excecional — de um esforço muito forte, em que os profissionais de saúde tiveram muito mais riscos, há aqui um reconhecimento que é um ato de justiça. O país deve estar grato [aos profissionais de saúde]”, diz o deputado.

Nesta entrevista, o deputado insiste também no apoio aos sócios-gerentes das pequenas e médias empresas atingidas pela pandemia de covid-19. “Este apoio faz todo o sentido. Estamos a falar de pequenas empresas que fecharam e de empresários que estão a fazer um esforço enorme para pagar a trabalhadores que não vão trabalhar. Honestamente, não compreendemos a posição do PS. O veto do Presidente da República apontava que faria sentido tratar este tema em sede de processo orçamental. É isso que estamos a fazer. Espero que até sexta-feira este tema seja resolvido e fique aprovado”, declara.

Afonso Oliveira não entende ainda o atraso persistente nos pagamentos de toda a Administração Pública. “Não compreendemos como é que se está a exigir a toda a gente um grande esforço e como é que o Governo não percebe que o mais importante é pagar a quem deve rapidamente. É assim que se coloca o dinheiro nas mãos das pessoas. É uma das medidas [do PSD] que espero que seja aprovada. (…) A proposta do PSD é muito simples: haver um esforço do Estado para até ao final do ano haver uma redução para 30 dias o prazo de pagamento e aconselhar também que os municípios façam o mesmo, apesar de não podermos impor. A ideia não é impor, mas percebermos todos a importância que isto tem e pagar a quem se deve no momento em que mais precisam”, assinala.

Todas estas medidas são propostas pelo PSD para melhorar o Orçamento Suplementar para 2020.