PSD questiona Governo sobre vacinação dos Estudantes das Ciências da Saúde como equiparados a Profissionais de Saúde, quando estejam em situação de potencial exposição ao vírus da Covid-19

O Grupo Parlamentar do PSD entregou hoje uma pergunta ao Governo em que questiona a Ministra da Saúde sobre a vacinação dos Estudantes das Ciências da Saúde como equiparados a Profissionais de Saúde, quando estejam em situação de potencial exposição ao vírus da Covid-19. 
 
No documento, os social-democratas relembram que, no atual contexto de pandemia, os estudantes das Ciências da Saúde “têm vindo a ser recorrentemente chamados ao terreno para exercer funções equiparadas às dos Profissionais de Saúde, algumas vezes em sua substituição, para que estes possam acudir a situações de maior complexidade. Estão, nestes casos, expostos aos mesmos riscos de contágio com a SARS-COV-2, com elevado número de contactos com cidadãos infetados, e sendo eminentes veículos de transmissão do vírus”. 
 
“Não estando referido no Plano de Vacinação contra a Covid-19, nem nas posteriores adaptações do mesmo comunicadas pela task force, a inclusão destes estudantes das Ciências da Saúde com potencial exposição ao vírus nos grupos prioritários de vacinação”, o PSD questiona:  
 
1. Estão os Estudantes das Ciências da Saúde que estejam potencialmente expostos ao vírus incluídos no grupo dos Profissionais de Saúde, estando prevista a sua vacinação em fase prioritária, ainda que tal não esteja explícito no plano de vacinação contra a covid-19?
 
2. Não estando incluídos, foi, em algum momento, feita a reflexão sobre a possibilidade de integrar os estudantes das Ciências da Saúde (apenas aqueles que estão potencialmente expostos ao vírus), nesse grupo prioritário, enquanto equiparados a Profissionais de Saúde, ponderando o risco para os próprios e como potenciais veículos transmissores do vírus?