PSD pede reconhecimento pelo "bom trabalho no combate ao desemprego"

2 de fevereiro de 2016
PSD

"Importa que o PS e o Governo do PS venham reconhecer publicamente, e este é o desafio que lhes deixo, que o Governo de Pedro Passos Coelho fez um bom trabalho no combate ao desemprego, apesar das grandes dificuldades".

Antes, Adão Silva salientou que, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat, Portugal teve "a terceira maior redução de desemprego" da União Europeia em 2015, tendo terminado o ano com "menos cerca de 100 mil pessoas desempregadas". O Deputado do PSD referiu que o executivo PSD/CDS-PP, "quando chegou, em 2011, tinha uma taxa de desemprego de cerca de 12,1%, e entrega ao Governo que lhe sucedeu uma taxa de desemprego mais baixa do que aquela que recebeu", de 11,8% - "contrariamente ao anterior Governo do PS, que viu duplicar a sua taxa de desemprego".

Interrogado se considera que a governação PSD/CDS-PP deixou uma boa herança em termos de desemprego, o Social-Democrata respondeu: "Sem dúvida nenhuma. Naquilo que para nós é o mais importante, o combate ao desemprego e a criação de emprego, contas feitas, o Governo anterior pode orgulhar-se do trabalho feito". "E o Governo que lhe sucedeu, do doutor António Costa, deve reconhecer, com a justiça que estas coisas exigem, que o Governo anterior fez um bom trabalho nesta matéria".

Adão Silva deixou outro desafio ao Governo do PS: "Que seja capaz de acalentar esta dinâmica, seja capaz de concitar os empresários, as empresas, para que o desemprego continue a reduzir-se e para que o emprego continue a aumentar".