PSD DENUNCIA: Governo pressiona bolso dos portugueses com impostos

1 de fevereiro de 2017

Hoje, entra em vigor mais um imposto que pesa no bolso dos portugueses: o novo imposto sobre os refrigerantes. O consumidor que opte por comprar uma garrafa de 1,5 litros de refrigerante paga mais 15 ou 30 cêntimos. Se comprar, por exemplo, uma lata da famosa Coca-Cola, pagará mais 5 cêntimos.

Todos os sumos (excluindo os néctares) vão aumentar de preço. O mesmo nas águas com aromas. E até as bebidas como a sidra e o hidromel. O consumidor vai também pagar mais imposto se for comprar um maço de tabaco: o preço pode aumentar até dez cêntimos.

Luís Montenegro denunciou que 2017 é o ano “de um aumento muito significativo da carga fiscal”. O líder parlamentar relembrou que “já pagamos mais quando abastecemos nos postos de combustíveis, já pagamos mais quando recorremos a alojamento local, já pagamos mais quando compramos automóvel e já pagamos mais quando circulamos na via pública”.

Parece exagero, mas não é. Este é o aumento de impostos do Governo de António Costa, que havia prometido a "reposição de rendimentos a todos os portugueses”:

• Aumenta o preço dos transportes, encarecendo os passes intermodais e bilhetes em 1,5%;
  • Aumenta a renda de casa em 0,54%;
  • Aumenta em 1,2% a electricidade para quem está no mercado regulado;
  • Aumenta em 3,2% o Imposto sobre Veículos, assim como o Imposto Único de Circulação, que sobe 0,8%;
  • Aumenta o Imposto Sobre Produtos Petrolíferos em dois cêntimos no gasóleo;
  • Aumentam também as portagens, incluindo as das pontes 25 de Abril e Vasco da Gama. Foram 220 troços os contemplados com um aumento de, em média, 0,86%;
  • Aumenta o preço das bebidas alcoólicas;
  • Aumenta o IMI para quem tiver uma casa com Valor Patrimonial Tributário entre os 600 mil e um milhão de euros, em 0,7%.