PSD condena forma "prepotente" e "anormal" na nomeação para o CCB

1 de março de 2016

O PSD considera que a forma como foi feita a nomeação do novo presidente do Centro Cultural de Belém (CCB), Elísio Summavielle, concretizada pelo Ministério da Cultura na segunda-feira, foi "prepotente" e "anormal".

"Tem havido uma pressão prévia junto da imprensa, onde são anunciadas pré-substituições de determinados cargos, e este da cultura é paradigmático, porque antes da audição parlamentar do ministro da Cultura, houve uma entrevista em que assumia uma necessidade urgente de substituição da administração do CCB", comentou Sérgio Azevedo sobre o caso. Para o deputado, "há uma certa arrogância e prepotência" na forma como são feitas pelo PS as substituições nos organismos públicos, o que é visto "com alguma preocupação pelo PSD".

O responsável pela área da cultura no Grupo Parlamentar do PSD disse que o partido tem as maiores reservas quanto às alterações que têm sido feitas em organismos públicos: "Já tivemos alterações significativas no Instituo da Segurança Social, no Instituto do Emprego, houve pressões para a demissão do presidente do Banco de Portugal, e agora temos este caso da cultura".

Quanto à nomeação de Elísio Summavielle, Sérgio Azevedo considerou-a uma "substituição por uma pessoa de confiança", por ter já trabalhado como assessor de João Soares na Câmara Municipal Lisboa.