Presidente do PSD quer saber se Governo vai continuar a aumentar impostos

16 de dezembro de 2019
PSD

Eu não conheço o Orçamento do Estado (OE) mas vamos lá ver se vai ou não reduzir ou vai ou não aumentar a carga fiscal. Esse é logo o primeiro ponto para o qual nós temos de olhar”, afirmou Rui Rio, este sábado, na tomada de posse da distrital da JSD de Braga.

Para o Presidente do PSD, “o OE não consegue resolver tudo mas tem de estar capaz de dar alguma resposta a áreas que se degradaram”, como é o caso da Saúde, da Educação e da Segurança.

Questionado sobre o eventual apoio do PSD ao documento, Rui Rio afirmou que se o OE é um documento de continuidade das políticas do atual Governo, “provavelmente não vai poder colher o apoio daqueles que, na continuidade, têm uma visão diferente, mas vamos aguardar e vamos ver aquilo que é a proposta. O Governo vai conseguir muito provavelmente o equilíbrio orçamental, e isso é relevante, mas depois é preciso saber gerir os recursos disponíveis de molde a que não haja uma degradação completa dos serviços públicos”.

Sobre os aumentos na função pública, para o Presidente dos social-democratas, o que “parecer ser sensato é que se procure dar aos funcionários públicos a manutenção do seu poder de compra, o que implica que o aumento da função pública seja de acordo com aquilo que é a taxa de inflação prevista”.