Portugal conquista crescimento positivo pela primeira vez desde 2010

13 de fevereiro de 2015
PSD

De acordo com a estimativa rápida hoje divulgada pelo INE, Portugal registou um crescimento anual positivo do PIB, pela primeira vez desde 2010.

Para o conjunto do ano 2014, o PIB registou um aumento de 0,9 por cento em volume, após uma diminuição de 1,4 por cento em 2013, em resultado da recuperação da procura interna. (Estimativa do governo apontavam para crescimento de 1 por cento em 2014).

O Produto Interno Bruto (PIB) registou, em termos homólogos, um aumento de 0,7 por cento em volume no 4º trimestre de 2014 (1,1 por cento no 3º trimestre). Isto significa que os últimos três meses do ano foram de crescimento mais lento do que o registado na totalidade de 2014.

Comparativamente com o trimestre anterior, o PIB aumentou 0,5 por cento em termos reais (variação de 0,3 por cento no 3º trimestre), traduzindo o contributo positivo da procura externa líquida.

O INE, que não apresenta ainda neste relatório os dados das diversas componentes do PIB, explica que esta evolução no quarto trimestre “foi determinada pelo contributo menos positivo da procura interna comparativamente com o verificado no trimestre anterior, reflectindo a desaceleração do consumo privado”.

Pela positiva, destaca o facto de a procura externa líquida (exportações menos importações) ter registado “um contributo ligeiramente menos negativo para a variação homóloga do PIB, devido à aceleração das exportações de bens e serviços”.