Oposição está mais preocupada em “geringonçar”

28 de maio de 2024
PSD europeias2024 eleicoeseuropeias

Luís Montenegro acusa os derrotados das várias eleições realizadas em Portugal de estarem “mais ocupados em geringonçar uns com os outros” do que em ser oposição construtiva.
Esta segunda-feira, num comício em Évora, no primeiro dia da campanha eleitoral para as eleições europeias, o líder da AD-Aliança Democrática criticou a postura “arrogante” da oposição. “Enquanto nós vencermos eleições, nós vamos governar: nós os vencedores das eleições estamos concentrados em governar, os derrotados das eleições estão concentrados em geringonçar. Enquanto os que ganharam estão a governar, como é suposto, os que perderam, em vez de se constituírem como oposição construtiva, estão apostados em geringonçar uns com os outros. Às vezes, até com o próprio espelho: espelho, espelho meu, quem é capaz de geringonçar melhor do que eu”, referiu.
Fazendo um balanço dos primeiros 40 dias de governação, Luís Montenegro assegurou que “esta dinâmica está para durar” e não está relacionada com a proximidade das europeias de 9 de junho. “Se alguém pensa que estamos tão dinâmicos porque há eleições dia 9, desenganem-se: dia 10, dia 11, estaremos com a mesma dinâmica, a mesma vontade de transformar”, assegurou.
Luis Montenegro elogiou as qualidades do cabeça de lista da AD-Aliança Democrática às europeias, Sebastião Bugalho. “Eu nunca tive dúvidas, mas a escolha do cabeça de lista está hoje mais do que assumida por todos: é preparado, competente, mas também empático”, elogiou, dizendo que Sebastião Bugalho se “identifica com o ciclo” que a AD quis trazer à política, de atrair para os partidos políticos pessoas que não têm partido.
O líder da AD-Aliança Democrática aproveitou ainda para fazer um apelo ao voto nas europeias, relembrando que, no dia 9 de junho, se pode votar em qualquer mesa do país ou antecipadamente, já no próximo domingo, como o próprio irá fazer. “Votem, participem, estas eleições são importantes, cada vez é mais relevante o que se decide nas eleições europeias para a nossa vida quotidiana”, apelou.
Sobre a deslocação do Presidente da Ucrânia a Portugal, Luís Montenegro reafirmou o significado da defesa do povo e do estado ucranianos contra a agressão da Federação Russa. “A guerra da Ucrânia significa a defesa das pessoas, dos direitos humanos, dos direitos políticos, do respeito pelo direito internacional, é também uma forma de salvaguardar a democracia”, apontou, garantindo que o Governo irá manter o respeito por esses valores da liberdade.