“A melhoria da eficiência no SNS deve continuar a ser um objetivo das políticas públicas”

4 de março de 2017

Melhorar o Serviço Nacional de Saúde foi e sempre continuará a ser o nosso firme compromisso.

Foi durante a sua intervenção no Encontro das Ordens Profissionais da Saúde "O futuro do financiamento da saúde em Portugal", na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, que Marco António Costa afirmou que, para o PSD, a principal preocupação é a de saber “como melhorar a acessibilidade das populações à proteção da saúde”.

O Vice-presidente do PSD relembrou a todos os presentes tudo o que foi feito, no setor da saúde, no decorrer do Governo liderado por Pedro Passos Coelho. Um passado que fala “por nós e pelo esforço de todos os portugueses”.

Nos últimos anos foi desenvolvido um importante processo de saneamento económico-financeiro do Serviço Nacional de Saúde (SNS), de que a redução sustentada da dívida foi um importante vetor, como o elucida o facto de que a divida do SNS atingia os 3,7 mil milhões de euros, em 2011, tendo a mesma sido reduzida em 2,3 mil milhões de euros, até 2015”, avançou.

Marco António Costa disse ainda que a melhoria da eficiência do SNS e a sustentabilidade da despesa em Saúde “devem continuar a ser objetivos das políticas públicas nacionais na área social”.

Para o PSD, a importância deste setor na sociedade portuguesa é fundamental. O Partido Social Democrata quer contribuir positivamente para uma maior eficiência do SNS.

Neste contexto, cabe a todos e a cada um assumir as suas responsabilidades e cumprir o seu dever: à oposição ser responsável e construtiva e, ao Governo e aos partidos que o suportam, prosseguir políticas que reforcem o SNS”, sustentou acrescentando que “melhorar o SNS, torná-lo mais forte e sustentável e obter ganhos de saúde para os portugueses foram sempre e continuarão a ser os nossos firmes compromissos”.