Incêndios: PSD exige informação regular, atualizada e detalhada

5 de julho de 2017
PSD

Qual o estado de saúde dos bombeiros hospitalizados e o número atual de feridos que permanecem internados na sequência dos incêndios de Pedrógão Grande e, mais recentemente, no distrito de Santarém? Numa pergunta dirigida à ministra da Administração Interna e ao ministro da Saúde, entregue esta quarta-feira no Parlamento, os deputados social-democratas denunciam a ausência de informação regular e detalhada por parte do Governo, o que consideram “inaceitável”.

"Consideramos inaceitável que o Governo não preste ao País informação regular e atualizada sobre o número e o estado dos feridos resultantes desta tragédia e, em especial, que nada de esclarecedor diga sobre a situação de cada um dos bombeiros, tendo-se limitado a referir que o seu estado é ‘estável’” acusa a deputada Teresa Morais.

Para a também vice-presidente do PSD, “é inadmissível que bombeiros e mesmo familiares das vítimas tenham que pedir a deputados do PSD para obterem informação sobre os seus companheiros e familiares por não receberem atempadamente a informação que se impõe por parte das autoridades responsáveis. O PSD não deixará que estes homens e mulheres sejam esquecidos.”

O PSD tem solicitado ao Governo informação sobre o estado de saúde dos feridos, em geral, e dos bombeiros, em particular, mas há vários dias que o Executivo não a atualiza.

No debate potestativo marcado pelo PSD, no dia 29 de junho, a resposta obtida do secretário de Estado da Saúde, sobre a situação do bombeiro Rui Rosinha, foi a de que se encontrava “estável”. Para Teresa Morais, a "qualificação de estável por si só é insuficiente para saber como é que ele se encontra em termos de gravidade da sua situação. O mesmo acontece em relação aos restantes bombeiros que foram queimados no incêndio de Pedrógão Grande".

Teresa Morais reforça que “o objetivo é a exigência de informação atualizada”. E reitera que perante perguntas, que até hoje ainda não obtiveram resposta do Governo, o PSD não vai deixar cair "este assunto cair no esquecimento".

 

Perguntas dirigidas à ministra da Administração Interna e ao ministro da Saúde


  1. “Qual é exata e rigorosamente o estado de saúde de cada um bombeiros hospitalizados?
  2. Quantos feridos resultantes destes incêndios se encontram ainda internados e qual o seu estado de saúde atual?”