Incêndios: “Não podemos usar o eucalipto como bode expiatório”

29 de junho de 2017

Não podemos usar o eucalipto como bode expiatório de tudo o que está a acontecer”, afirmou esta quinta-feira Nuno Serra, deputado do PSD, no Fórum TSF. Trata-se, segundo disse, de “uma falsa questão”.

O vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD defendeu que “o problema do País é de ordenamento florestal, independentemente da espécie que lá está”. Explicou que “a desculpa de dizer que não se planta mais eucalipto não pode ser confundida com a forma como se planta eucalipto”.

Segundo Nuno Serra, é importante pensar na alternativa a dar “a todos aqueles que hoje têm terrenos em que, dificilmente, lá se planta outra coisa”. Lembrou que o eucalipto é uma “fonte de rendimento importante”, uma “árvore de crescimento rápido que, em 10 anos, permite retorno”. Perguntou, por isso, “ao Governo e aos partidos que querem travar o eucalipto: qual é a alternativa que dão às pessoas?”.

Tem de haver consenso da sociedade

O social-democrata reiterou que, mais do que consenso político, “tem de haver consenso da sociedade” e que é obrigação do Estado, “ao proibir alguém de cultivar uma espécie, dar um conjunto de alternativas com o mesmo rendimento”.

Somos [PSD] contra qualquer reforma agrária, mesmo que seja muito minimalista”, afirmou Nuno Serra, reforçando que os social-democratas têm “muito respeito pela propriedade privada e pelas pessoas”. O deputado lembrou que “já existia um mecanismo no Governo anterior, que era a bolsa de terras, que aceitava as terras voluntariamente dos proprietários e do Estado e as colocava no mercado”.