Governo equaciona reforma florestal sem avaliar a do executivo anterior

29 de junho de 2017

Pedro Passos Coelho alertou, ontem, no jantar-conferência “Ideias à Prova”, em Vila Nova de Gaia, que o governo PSD/CDS-PP, por si liderado, aprovou uma reforma florestal que o atual Executivo “não avaliou”. Contudo, “já se está a pensar preparar outra”, disse.

Agora há uma discussão muito grande sobre o eucalipto. Querem-nos fazer acreditar que o problema dos incêndios é problema dos eucaliptos e eu, que até não sou particularmente defensor do eucalipto, acho que não faz sentido estar a demonizar o eucalipto porque nós sabemos que uma grande parte do território não tem eucalipto e que o eucalipto é o que menos arde, portanto, o problema não é do eucalipto”, afirmou Pedro Passos Coelho.

Referiu-se a António Costa, ao “acordo com o Partido Ecologista Os Verdes”, para justificar o motivo pelo qual o Governo “não pode ter eucaliptos”: “porque o PEV é contra os eucaliptos e não há geringonça sem PEV”. Segundo afirmou, “logo acabaram os eucaliptos, é simples, é disto que se trata, o resto são partes gagas”.

Tal como alertou o líder social-democrata, os proprietários ainda vão tendo “algum rendimento” com os eucaliptos. Destacou que esse rendimento “não tem comparação” com outras espécies.

Para Pedro Passos Coelho, uma atividade económica, através da qual seja possível sustentar o próprio território, é “indispensável”. Assim, o Estado deve incentivá-la, de forma adequada, e promover o seu desenvolvimento “mais livre e harmónico”.