Covid-19: restrições de dez países a Portugal, PSD pede explicações ao MNE

22 de junho de 2020
PSD

O PSD teme que o Governo possa estar a ocultar informações sobre a evolução da covid-19 em Portugal e que possa ter levado a que dez países europeus tenham imposto restrições à entrada de passageiros de voos provenientes de Portugal.
Numa pergunta ao ministro dos Negócios Estrageiros, PSD insta o Governo a esclarecer qual a sua posição “perante estes anúncios feitos por outros Estados Europeus que preveem a restrição da entrada de cidadãos oriundos de Portugal”.
Os deputados do PSD querem saber que ações concretas irá tomar o Executivo nesta matéria e se o Governo considera que se mantêm as condições para a reabertura das fronteiras portuguesas, “sem restrições, aos cidadãos europeus”.
O grupo parlamentar social-democrata lembra que “teve oportunidade, por duas vezes, de questionar o ministro [dos Negócios Estrangeiros] sobre estas limitações e restrições impostas à entrada de portugueses em alguns estados europeus, questionando se haveria alguma coisa que estes países sabem que os portugueses não sabem neste âmbito”.
“Acresce, que num momento em Portugal registou a primeira morte de um médico com covid-19, todas estas notícias deixam os portugueses receosos e impõem a necessidade de um esclarecimento claro sobre esta matéria”, referem os deputados.
Até ao momento, e por causa da evolução recente do covid-19 no território nacional, os portugueses estão proibidos de entrar ou estão sujeitos a restrições de entrada em 10 países europeus (Áustria, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Espanha, Grécia, Letónia, Lituânia, Montenegro e República Checa).

O PSD pergunta:

  1. Qual a posição do Governo de Portugal perante estes anúncios feitos por outros Estados Europeus que preveem a restrição da entrada de cidadãos oriundos de Portugal oriundos?
    2. Que ações concretas irá o Governo tomar neste âmbito?
    3. Considera o Governo que se mantêm as condições para a reabertura das nossas fronteiras, sem restrições, aos cidadãos europeus?
    4. Tal como perguntamos na audição do Ministro dos Negócios Estrangeiros na Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas de 16 de junho, existe alguma coisa que estes países possam saber que os portugueses não saibam sobre o que se passa em Portugal com a evolução da covid-19?