7º Congresso ASD: «40 anos de Poder Local, uma História com Futuro»

2 de junho de 2016

É já este sábado, 4 de junho, que se realiza na cidade de Coimbra o sétimo Congresso dos Autarcas Social Democratas cujo é “40 Anos de Poder Local, uma História com Futuro”.

Este Congresso, que terá um formato inovador, conta com a participação de José Matos Rosa, Secretário-Geral do PSD, na sessão de abertura dos trabalhos e, a meio da manhã, ocorrerá a sessão subordinada ao tema “As autarquias e a inovação em rede para o desenvolvimento dos territórios”. A apresentação e desenvolvimento do tema está a cargo do convidado especial Markku Markkula, Presidente do Comité das Regiões da União Europeia.

À tarde, antes da sessão de encerramento, decorrerá uma sessão  evocativa dos 40 anos das primeiras eleições autárquicas. Será um momento de evocação e homenagem carregado de simbolismo pelo papel que mulheres e homens desempenharam na construção de Portugal de mais oportunidades e mais justo. A evocação e homenagem será de todos os autarcas do PSD que por todo o Portugal se empenharam e entregaram muito do seu tempo às suas comunidades. Nas Câmaras e Assembleias Municipais e nas Juntas e Assembleias de Freguesia mais de 150 mil mulheres e homens desempenharam cargos autárquicos. Nas pessoas dos Presidentes de Câmara Municipal eleitos pelo PSD em 1976, do Ex-Presidente da ANAFRE Armando Vieira, dos Ex-Presidentes da ANMP Fernando Ruas e Artur Torres Pereira e dos Presidentes do PSD que foram autarcas, Marcelo Rebelo de Sousa, Luís Filipe Meneses, Manuela Ferreira Leite, Luís Marques Mendes, Durão Barroso, Santana Lopes e Pedro Passos Coelho, serão homenageados e reconhecidos todos aqueles que em algum momento das suas vidas se entregaram ao Poder Local.

Outro dos momentos relevantes da Evocação dos 40 anos será a atribuição pela primeira vez do “Prémio Poder Local”. Trata-se dum prémio que visa distinguir uma carreira ligada à defesa do Poder Local a entregar a uma personalidade que se tenha destacado dos demais.

O encerramento dos trabalhos ficará a cargo de Pedro Passos Coelho, Presidente do PSD.

Também poderá visualizar, caso não esteja presente, o decorrer da sessão de abertura e de encerramento em tempo real no site do PSD.

Clique aqui e fique a par do programa.