PSD questiona ministra da Saúde por falta de mamógrafo no Hospital de Chaves

19 de dezembro de 2019
Grupo Parlamentar

Numa pergunta dirigida à ministra da Saúde, esta quarta-feira, os deputados do PSD manifestam preocupação com a falta de equipamentos que impedem, há 22 meses, a realização de mamografias no Hospital de Chaves. Recorde-se que já, em 30 de abril de 2018, o PSD interpelou o Governo por este mesmo motivo.

Os deputados social-democratas recordam que o mamógrafo da Unidade de Chaves do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, E.P.E. (CHTMAD) avariou em fevereiro de 2018 e, desde essa altura, as utentes da região não conseguem este exame tão determinante no diagnóstico precoce do cancro da mama. “Até à data nem houve modernização nem melhoria dos cuidados prestados, pois não houve aquisição de novo mamógrafo e foi perdida mais uma valência nesta Unidade. Deste modo, a proximidade e humanização dos serviços encontra-se cada vez mais distante das localidades de baixa densidade territorial e, mais uma vez, aumentam-se as desigualdades de acesso ao Serviço Nacional de Saúde”, denunciam os deputados.

Para o PSD, as mulheres dos concelhos de Chaves, Montalegre, Boticas, Valpaços e algumas localidades do concelho de Vila Pouca de Aguiar e Ribeira de Pena que integram a área de abrangência desta Unidade são, por isso, obrigadas a deslocarem-se até à unidade de Vila Real do CHTMAD para realizar este exame.

As perguntas dos deputados do PSD

  1. Está concluída a avaliação económica para a aquisição de novo mamógrafo?
  2. Prevê-se a aquisição de novo mamógrafo ou irá manter-se esta situação?
  3. É esta a política de desinvestimento que pretendem manter na Unidade de Chaves?
  4. Dado que para se realizar mamografias os doentes da área de abrangência da Unidade de Chaves tem de se deslocar até Vila Real, gostaríamos de saber os custos associados aos transportes dos doentes desde fevereiro de 2018 até à data?