PSD quer ouvir ex-presidente da entidade gestora da Linha de Saúde 24

9 de março de 2020
Grupo Parlamentar

O PSD entregou um requerimento a solicitar a audição “com urgência” de Henrique Gil Martins, ex-presidente do Conselho Diretivo dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), e da secretária de Estado Adjunta e da Saúde, a propósito da eficácia da linha SNS 24.

Ricardo Baptista Leite e Álvaro Almeida, deputados social-democratas, sustentam que, face à atual crise do Covid-19, é necessário “obter do Governo os exigíveis esclarecimentos sobre os constrangimentos que se têm verificado no SNS 24, assim como sobre os meios que lhe estão alocados e os recursos que a mesma requer, especialmente no que se refere a equipas de atendimento”.

No documento, que deu entrada esta sexta-feira, o PSD relembra as palavras do Primeiro-Ministro, durante o debate quinzenal, em que afirmou que “no meio da batalha não se mudam os generais, travam-se as batalhas”. Neste contexto, torna-se pelo menos incompreensível que o Governo tenha escolhido precisamente o dia seguinte ao das referidas declarações para afastar o presidente da SPMS - Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, o organismo público responsável pelo SNS 24.

Para o PSD, “o específico momento escolhido para o afastamento do referido dirigente do Ministério da Saúde – que, aliás, ocupava o cargo de presidente do Conselho de Administração da SPMS desde abril de 2013 –, merece sérias dúvidas”.

Essas dúvidas são ainda agravadas pelas recentes declarações do ex-presidente da SPMS, segundo as quais terá avisado oportunamente o Governo relativamente ao risco de colapso no atendimento do SNS 24, devido ao aumento da procura motivado pela epidemia de Covid-19.