PSD insiste na realização de mais testes no norte e centro do País

13 de abril de 2020
Grupo Parlamentar

O grupo parlamentar do PSD entregou uma pergunta dirigida à ministra da Saúde, por causa do número reduzido de suspeitos que “estão a ser testados por dia, encontrando-se muitos milhares em espera para serem testados, numa espera que, por vezes, atinge largas semanas”.

Apesar das “sucessivas promessas” junto da tutela e das autoridades de saúde, muitos dos concelhos do norte e centro do País ainda não estão a receber os testes despistagem à Covid-19. Alertam os deputados do PSD que há “falta de zaragatoas ou reagentes de extração, daí decorrendo indesejáveis atrasos na realização dos mesmos, que põem gravemente em causa a saúde e a própria vida de inúmeros portugueses”.

Até agora, os “lancinantes apelos dos autarcas locais” não estão a surtir efeito, mas os deputados do PSD lembram que se multiplicam “casos de lares de idosos onde não são efetuados testes em número suficiente ou de forma simultânea, como sucede em Gondomar ou Aveiro, para oferecer só dois exemplos, onde já faleceram ou estão infetados inúmeros idosos institucionalizados”.

O PSD pretende saber:

  1. Quais os critérios que estão subjacentes à distribuição de testes de despistagem à Covid-19 no País?
  2. Quantos testes foram realizados, até à presente data, nas regiões de saúde do norte e centro, por concelho, e quantos serão enviados e em que prazos, também por concelho?