Portugal deve preparar-se para uma segunda vaga da pandemia

25 de abril de 2020
Grupo Parlamentar

Rui Rio defende que Portugal tem de se preparar bem para evitar que “o pior” aconteça numa segunda vaga da covid-19. A economia, alerta o Presidente do PSD, “não aguenta” uma nova paragem como a atual.

Em declarações à imprensa no final da sessão solene do 25 de Abril, o líder do PSD reafirmou as preocupações expressas momentos antes, sobre os riscos de uma nova vaga da pandemia no próximo inverno. “Temos de preparar o Serviço Nacional de Saúde, as respostas económicas para que, se houver – esperemos que não haja – mas, se houver, para que o país não tenha de passar outra vez por este constrangimento brutal porque a economia não aguenta, não aguenta mesmo”, sublinhou.

Para Rui Rio, faz todo o sentido o ditado popular “mais vale prevenir do que remediar”, em vez de esperar por outro adágio do povo: “Depois da casa roubada, trancas à porta”. “Se nós tivermos em novembro a pandemia com a força com que estava em março, nós temos de ter o SNS a responder de uma forma mais eficaz, mais proteção individual, temos de nos preparar para o pior. Depois, se não acontecer, bom, então houve um desperdício de recursos, mas mais vale prevenir do que remediar”, disse.

Sobre a questão da austeridade, o Presidente do PSD diz que “só quem não estiver bom da cabeça” é que pode gostar da austeridade.

Rui Rio elogiou ainda o discurso do Presidente da República, considerando que “cumpriu integralmente” a função de manter “algum bom senso”, “acalmar e puxar à racionalidade” dos ânimos, mais exaltados devido à pandemia. “Gostei muito, mas mesmo muito do discurso do Presidente da República: foi didático, adequado ao momento que temos”, afirmou.