“O Governo simplesmente desistiu”

28 de outubro de 2020
Grupo Parlamentar Orçamento do Estado 2021

Para Ricardo Baptista Leite a gestão desta crise demonstra que o “Governo desistiu” como um todo. No debate do Orçamento do Estado para 2021, o Vice-Presidente da bancada do PSD lembrou que o Governo teve um verão inteiro para preparar outono-inverno e nada fez.
Um a um, o deputado percorreu 7 ministros do Governo para saber porque é que desistiram. Com milhões de consultas, milhares de cirurgias e exames cancelados e adiados, sem um plano de ação e sem contratos assinados para ativar de imediato o setor privado e social, o deputado perguntou à Ministra da Saúde porque é que desistiu. “Sabia que tinha de investir na saúde pública de modo a contactar em tempo real as pessoas infetadas e suspeitas. Porque é que desistiu? Sabia que deixou mais de um milhão de portugueses sem acesso a médico de família e agora são esses médicos que andam a contactar telefonicamente aos infetados com covid em vez de tratar dos doentes com outras doenças. Porque é que desistiu?”

Com os lares a serem um foco principal da mortalidade por covid-19, o social-democrata afirma que temos um Governo que fica à espera que o vírus já esteja espalhado pelos residentes dos lares para atuar. “Estima-se que haja cerca de 35 mil portugueses a residir em lares ilegais, onde estão absolutamente desprotegidos. Volvidos 8 meses desde o início da pandemia, a Senhora Ministra da Segurança Social ainda nem fez um mapeamento para saber onde estão estes lares. Porque é que desistiu Senhora Ministra?”

Ao Ministro das Infraestruturas, que assumiu o papel do “negacionista do governo”, dizendo que os transportes públicos não são um local de potencial contágio da COVID-19, Ricardo Baptista Leite insistiu na pergunta: “Porque é que desistiu Senhor Ministro?”

Num momento que exige a proteção dos empregos e apoio às empresas, o deputado considera que não é compreensível que o Governo apresente um Orçamento que não apoia as empresas. “Na maior crise das nossas vidas, o Governo escolheu o ano de 2021 para sugar as empresas até ao tutano. Mantêm a carga fiscal, exigem a devolução de todos os apoios recebidos no contexto da covid e são zero os apoios para a competitividade. Porque é que desistiu das empresas senhor Ministro?”
Também o Ministro dos Negócios Estrangeiros, na opinião de Ricardo Baptista Leite, desistiu. Quando precisamos que as nossas empresas invistam em novos mercados, em criar novas cadeias de valor, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, responsável que é pela diplomacia económica, corta as verbas do AICEP, a agência de investimentos que poderia ajudar as empresas a fazer isso mesmo.

Por fim, o Vice-Presidente da bancada do PSD afirmou que também o Primeiro-Ministro desistiu. “Porque é que decidiu abandonar os portugueses no momento que mais precisavam de um governo liderante? Quando o Primeiro-Ministro desiste do país, todos os ministros desistem com ele.”

A terminar, Ricardo Baptista Leite garantiu que, ao contrário do Governo, os portugueses não podem nem vão desistir. “Se não podemos contar com o Governo, então façamos tudo para vencer esta guerra, apesar do Governo. Vamos ser nós, cidadãos portugueses anónimos, os soldados no terreno que, mesmo sem os generais do governo, tudo faremos para esmagar a covid-19.”