“Está ao nosso alcance manter o país aberto e a economia a funcionar”

10 de setembro de 2020
Grupo Parlamentar

Ricardo Baptista Leite afirmou esta quinta-feira que “está ao nosso alcance manter o país aberto e a economia a funcionar”. Numa declaração política na Assembleia da República, o Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PSD frisou que a única forma de ultrapassarmos o medo instalado no dia-a-dia dos portugueses passa por tudo fazermos, desde já, para controlar a COVID-19, sobretudo no outono e inverno que se aproximam.

Contudo, o deputado sublinha que a COVID-19 não se controla com discursos, nem se resolve com retórica e que “não basta dizer que o país não pode voltar a fechar ou que o país não aguenta um novo confinamento. “É preciso fazer por isso”, declarou.

O social-democrata considera que é “fundamental manter a economia a funcionar” e evitar um novo confinamento, por isso entende que “o Governo tem de agir com sentido de urgência”, de reforçar o dispositivo de saúde pública, testar massiva e sistematicamente e comunicar os dados com “transparência e clareza”.

Ricardo Baptista Leite alerta ainda que o Governo não pode voltar a deixar todos os demais doentes para trás, acrescentando que estas pessoas não podem ser remetidas novamente para as eternas listas de espera. “O aumento da mortalidade não relacionada com a COVID é um sinal muito preocupante que não pode ser ignorado”, declarou o parlamentar.

O deputado do PSD terminou com um apelo a cada um dos portugueses para que não facilitem. “Mantenham o distanciamento físico. Lavem as mãos. Usem a máscara. É apenas isto que se pede a cada de um de vós. Juntos venceremos o medo”.