Aeroporto do Montijo: Rui Rio recusa mudar “lei à medida” para resolver problema do Governo

28 de fevereiro de 2020
Grupo Parlamentar

Rui Rio reafirma que foi o Governo que criou este impasse sobre a construção do aeroporto do Montijo, não cabendo, por isso, ao PSD alterar um diploma “para satisfazer uma situação em concreto”, ou seja, mudar as leis só porque dá jeito. “Ao PSD, neste momento, formalmente não lhe compete fazer rigorosamente nada, a bola está do lado do Governo. O que o Governo do PS quer fazer é alterar uma lei feita por outro Governo do PS para se adaptar a uma circunstância em concreto, para isso o PSD não está disponível. Nem para esta lei nem para nenhuma outra”, referiu.

Em declarações à imprensa, esta quinta-feira, no Parlamento, o Presidente do PSD insistiu que a posição social-democrata não inviabiliza a construção do novo aeroporto do Montijo. “Esta posição do PSD não inviabiliza de certeza absoluta a construção do aeroporto do Montijo, porque o PSD, formalmente, não tem nada a fazer”, sublinhou.

Como caminho para sair desta trapalhada criada pelo Executivo, Rui Rio defende que compete ao Governo cumprir a lei em vigor e negociar com as autarquias afetadas pelo projeto, municípios que nem sequer são governados pelo PSD. “O caminho à frente do Governo é o diálogo com as Câmaras Municipais, saber porque é que uma dada câmara está contra e tentar ultrapassar essa razão”, acrescentou.

Rui Rio admite que a capacidade do atual aeroporto de Lisboa já está esgotada há tanto tempo, prejudicando o desenvolvimento da economia, pelo que “o Governo tem de fazer todos os esforços ao seu alcance para, no quadro do cumprimento da lei, conseguir levar avante o projeto”.