6 de setembro 1899 - 29 de junho 2005
Natural de Guimarães
Secretário-Geral do PSD: 25 de maio a 28 de setembro 1975
Biografia
Licenciou-se em Matemática, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
A oposição ao regime do Estado Novo levou-o ao exílio por mais de 40 anos. Sai de Portugal em 1932, primeiro para Espanha onde combate no exército republicano espanhol, e depois para França onde se junta clandestinamente à resistência durante a Segunda Guerra Mundial.
Regressa a Portugal com o 25 de Abril e torna-se militante do Partido Popular Democrático.
A 25 de maio de 1975 assume as funções de Secretário-Geral interino, eleito no I Conselho Nacional na Sede do PSD na Duque de Loulé, tornando-se no segundo líder do PSD (o cargo de Presidente da CPN só viria a ser criado nos III e IV Congressos do PSD, que se realizaram em simultâneo em Leiria).
A liderança mantém-se durante um curto período, em que Francisco Sá Carneiro, por motivos de doença, se desloca ao estrangeiro.
Eleito deputado à Assembleia Constituinte pelo PPD, afasta-se do partido por questões ideológicas em 1976 e adere ao Partido Renovador Democrático.
No final da sua vida, confessava-se próximo do Partido Socialista, apesar de ter apoiado a candidatura de Pedro Santana Lopes à Câmara Municipal de Lisboa, em 2001.
Faleceu aos 105 anos de idade em Coimbra.