Taxa de Desemprego desce para 16,3%

31 de outubro de 2013
PSD

O Partido Social Democrata congratula-se com os números hoje divulgados pelo Eurostat, relativos ao desemprego. Segundo o gabinete estatístico da União Europeia, a taxa de desemprego em Setembro de 2013, situou-se em 16,3%, recuando 0,2% relativamente ao mês de Agosto e 0,1%, quando comparada com o mês de Setembro de 2012.

Sublinhe-se que é a primeira vez, desde 2008, que se regista uma descida da taxa de desemprego em termos anualizados.

Apesar da melhoria deste indicador, o desemprego continua a ser um motivo de elevadíssima preocupação para o Partido Social Democrata.

Os resultados hoje anunciados pelo Eurostat foram antecedidos por outros sinais nesta área, como a descida consistente do número de jovens desempregados (menos 35.000 no espaço de um ano), bem como o aumento de 44% da oferta de postos de trabalho registado pelas empresas nos centros de emprego, face ao período homólogo.

O PSD continua, pois, a reafirmar o seu empenho na promoção do emprego, na criação de postos de trabalho, no combate ao desemprego e, nomeadamente ao desemprego jovem, questões que têm constituído prioridades para este Governo.

Os números relativos ao desemprego constituem, na sequência dos ontem divulgados relativos à criação de novas empresas e diminuição de insolvências, sinais positivos que se vêm somar aos já conhecidos relativos ao crescimento do Produto Interno Bruto, ao crescimento da produção industrial, ao crescimento das exportações e à subida generalizada dos indicadores e índices de confiança dos produtores e consumidores.

O PSD lamenta que o Partido Socialista, como principal partido da oposição, continue a ignorar este conjunto de sinais positivos que apontam para a recuperação da economia portuguesa.