Rui Rio assinala o Dia da Criança e avalia a reabertura das creches no Colégio Nossa Senhora da Esperança no Porto

1 de junho de 2020

Para assinalar o Dia Mundial da Criança e avaliar o primeiro dia da reabertura das creches e jardins de infância, Rui Rio visitou, esta segunda-feira, o Colégio Nossa Senhora da Esperança, no Porto. “Não só hoje, que é Dia Mundial da Criança, como hoje há mais um passo no sentido da abertura, com os jardins de infância”, justificou a opção por esta iniciativa, que ocorre quando se inicia a terceira fase de desconfinamento.

Sobre a escolha do Governo para coordenar a preparação do Programa de Recuperação Económica, Rui Rio diz que “o PSD não tem nada a ver” com quem o Executivo chama a colaborar para elaborar esse programa, desde que, no momento de conversar, “os interlocutores do Governo com os partidos sejam os ministros”. “Se o Governo quer fazer um plano a longo prazo de desenvolvimento estratégicos da economia portuguesa, acho bem. Quem é que chama a colaborar? Não é da minha conta. Desde que depois o relacionamento direto não seja com essa pessoa”, sublinhou.

Como modelo de atuação do Estado na sociedade, Rui Rio defende “menos Estado na economia e no dia-a-dia”. “Uma coisa é ser social-democrata, como eu sou, outra é ver Estado a mais, que já vai para lá da ideologia que eu próprio professo”, referiu.

O Colégio Nossa Senhora da Esperança é um estabelecimento de ensino particular e cooperativo, pertencente à Santa Casa da Misericórdia do Porto, que tem como missão promover o desenvolvimento das crianças e jovens, pelo ensino, informação e pelo apoio científico e técnico. Dispõe de um corpo docente de 43 professores e 10 educadoras de infância, que acompanham cerca de 700 alunos.