A reforma da Segurança Social “não é uma conversa sobre consensos no vazio”

6 de junho de 2016

Esta segunda-feira, 6 de junho, no âmbito da Jornada da Ação Social que decorre no distrito do Porto, Pedro Passos Coelho foi claro: a reforma da Segurança Social “não é uma conversa sobre consensos no vazio”.

É uma proposta muito concreta: saber se o Parlamento deve ou não criar uma comissão eventual para poder preparar, estudar, fundamentar uma reforma da Segurança Social como os portugueses precisam que haja  que dê confiança à Segurança Social, previsibilidade, e estabilidade aos portugueses”, afirmou o Presidente do PSD, em declarações à comunicação social presente, no decorrer da visita à Santa Casa da Misericórdia da Póvoa do Varzim.

O líder do PSD defendeu uma reforma da Segurança Social que traga confiança a quem faz descontos e aos aposentados, mas também às instituições de solidariedade social, que “ajudam o Estado de uma forma decisiva”.

Muitas vezes quando falamos em Segurança Social tendemos em pensar apenas nos sistemas previdenciais de pensões e a Segurança Social é muito mais do que isso”, sublinhou.

O país é hoje mais envelhecido do que há alguns anos. As instituições que ajudam o Estado e ajudam de uma forma decisiva a cuidar destas pessoas, mais idosas, com necessidades de apoios especiais, passam elas próprias também por necessidades muito fortes”, disse.

Passos Coelho considerou “importante saber” como é que o Estado, através da transferência de verbas do Orçamento do Estado para o orçamento da Segurança Social, consegue oferecer cuidados mais humanos, mais próximos e, sobretudo, dirigidos para as pessoas que têm necessidades.

O líder do PSD também referiu que o atual Governo “tem de orientar os seus recursos para apoiar as pessoas que mais precisam de cuidados”.

Afirmando que, “nos tempos que correm, é indiscutível que o sistema público de Segurança Social atravessa uma situação de crise que os próximos anos vão certamente agravar”, o PSD acrescenta neste projeto que “esta crise” obriga “a agir, no sentido de promover, sem mais dilações, uma reforma estrutural do sistema público de segurança social”.

Esta foi a primeira visita do Presidente do PSD no âmbito da Jornada da Ação Social.

Pedro Passos Coelho também irá visitar a Associação Emília Conceição Babo, em Vila Meã e o Centro Social da Paróquia de S. Salvador de  Grijó.