Reação do PSD à Mensagem de Ano Novo do Sr. Presidente da República

1 de janeiro de 2015

Declaração à Imprensa do Secretário-Geral do PSD em reação à Mensagem de Ano Novo do Sr. Presidente da República:

O PSD acolhe e revê-se no essencial da mensagem de Ano Novo de Sua Excelência o Sr. Presidente da República, partilhando a sua confiança num ano melhor para os portugueses e para Portugal.

Mas o PSD ressalva também, como faz o Sr. Presidente da República, a necessidade de se manter o rumo seguido até aqui, rejeitando a ilusão de que tudo está feito e que o país terá entrado numa nova fase de facilitismo.

Apesar dos bons resultados dos últimos anos de governação, que permitiram fechar o programa de assistência financeira sem necessidade de um novo resgate ou programa cautelar, sabemos que Portugal enfrenta ainda desafios muito exigentes e que o futuro próximo dos portugueses deverá ser marcado pelo sentido de responsabilidade, mas também por um horizonte de esperança que, sustentadamente, estamos a construir.

Hoje parece fácil dizer que Portugal superou uma das piores crises que há memória nestes 40 anos de democracia, mas a verdade é que este sucesso exigiu muito das famílias e das empresas portuguesas para que agora possamos olhar o futuro com confiança e esperança.

Depois de três anos em que foi possível uma correcção significativa dos desequilíbrios macroeconómicos, estamos confiantes, como o Sr. Presidente da República, que Portugal terá entrado já numa fase nova de um novo ciclo da vida nacional.

No entanto, como no passado, o PSD tem bem presente que as grandes questões nacionais ultrapassam em muito o mero ciclo eleitoral, devendo ser encaradas com exigência, abertura e espírito de cooperação por todas as forças políticas, sem tacticismos, sem populismos e sem eleitoralismos vãos.

Os grandes desafios que ainda temos pela frente exigem consensos significativos, condição indispensável para os ultrapassarmos, de forma sustentada e num horizonte de tempo alargado. Independentemente dos compromissos eleitorais, 2015 deve ficar marcado como o ano dos consensos que permitam definitivamente a Portugal afirmar-se como uma democracia moderna e eficaz.

É nos momentos de maior exigência que os titulares de órgãos de soberania são convocados a assumir as suas responsabilidades e o Senhor Presidente da República constitui um exemplo pela forma como interpretou esta difícil página da nossa história colectiva.

O PSD estende este cumprimento aos parceiros sociais e às inúmeras organizações da sociedade civil que deram o seu contributo em prol do interesse colectivo nacional.
Portugal tem vivido anos difíceis, de enorme intensidade e exigência.

Mas também anos de grande reconhecimento internacional.

Sectores chave da nossa economia têm tido desempenhos altamente favoráveis, alavancando as exportações para patamares nunca antes atingidos.

Já neste ano novo que agora se inicia, começaremos a ter resultados práticos ao investimento e ao desenvolvimento, seja através de novos instrumentos propositadamente criados, seja ao abrigo dos Fundos Estruturais, negociados pelo Governo para o período de 2014/2020.

O desemprego tem vindo a baixar de forma consistente e a economia tem conseguido criar novos postos de trabalho, mesmo para os mais jovens.

Estamos convencidos que o novo ano, apesar de exigente, vai ser melhor que os anteriores e que as recentes conquistas financeiras, económicas e sociais serão reforçadas e consolidadas.

O PSD junta a sua voz à do Sr. Presidente da República, fazendo votos para que 2015 seja um ano em que todas as múltiplas questões que nos preocupam e nos desafiam possam ser respondidas num clima de paz, de respeito pelo próximo e de concórdia entre os povos.

Aproveito para, em nome do PSD, formular votos de um Ano Novo mais próspero.