PSD vai impor comissão de inquérito sobre Caixa Geral de Depósitos

15 de junho de 2016

Luís Montenegro anunciou esta quarta-feira, 15 de junho, no Debate Quinzenal que o PSD vai impor a constituição de inquérito parlamentar para "apurar responsabilidades de governos e de administrações" em relação à Caixa Geral de Depósitos.

Vai haver uma comissão de inquérito para analisar no parlamento toda esta situação e a sua evolução. Os parlamentares do PSD, pelo menos, vão requerer nos termos da lei a constituição imediata e obrigatória de uma comissão de inquérito que possa aferir e apurar responsabilidades de governos e de administrações", afirmou o Líder do Grupo Parlamentar do PSD.

Luís Montenegro argumentou que os portugueses "têm direito a saber o que é que se passou na CGD e porquê estas necessidades de hoje" e questionou:

É verdade que a totalidade ou quase totalidade do crédito malparado que está na Caixa Geral de Depósitos e que é uma das razões para a necessidade da recapitalização foi decidido no tempo em que as orientações para a Caixa Geral de Depósitos emanavam de uma tutela de um Governo a que o senhor pertenceu e que o senhor apoiou?

Para Luís Montenegro “o Sr. Primeiro-ministro não quer prestar os esclarecimentos que são devidos ao país” e, no PSD, “entendemos que os portugueses têm direito à verdade. Os portugueses que nós aqui também representamos têm direito a saber o que se passou na Caixa Geral de Depósitos e porquê estas necessidades de hoje”.