PSD propõe lista para o Conselho de Estado

17 de dezembro de 2015

A lista de candidatos ao Conselho de Estado apresentada pelo PSD é encabeçada por Francisco Pinto Balsemão, um dos fundadores do partido.

Na lista, apresentada em conjunto com o CDS-PP, seguem-se, por ordem, Adriano Moreira, Rui Machete, Fernando Ruas e Paula Teixeira da Cruz. Como suplentes, são ainda apresentados os nomes de Nuno Melo, Teresa Morais, Pedro Reis, Diogo Feio e José Matos Rosa.

A Assembleia da República vai eleger amanhã os seus cinco representantes no Conselho de Estado com base no método d'Hondt. O Conselho de Estado é composto pelo chefe de Estado, que preside às reuniões, o primeiro-ministro, o presidente do Tribunal Constitucional, o Provedor de Justiça, os presidentes dos governos regionais, os antigos presidentes da República eleitos na vigência da Constituição que não hajam sido destituídos do cargo, cinco cidadãos designados pelo Presidente da República pelo período correspondente à duração do seu mandato e cinco cidadãos eleitos pela Assembleia da República, pelo período correspondente à duração da legislatura.