PSD indignado com aumentos dos custos de produção para o sector agrícola

12 de fevereiro de 2016
PSD

O GP/PSD considera um erro grave, que coloca em causa a competitividade do setor agroalimentar, a decisão do Governo em aumentar indiscriminadamente a carga fiscal para produtores e sociedade agrícolas.

Para além do acréscimo nos custos de produção propostos no Orçamento do Estado para 2016, o Governo decidiu aumentar o imposto que incide sobre o gasóleo utilizado na agricultura em cerca de 3 cêntimos por litro, agravando, assim, ainda mais os custos de contexto para a produção agrícola.

Após mais de 10 anos sem alteração a este imposto, o Governo socialista vem novamente arrecadar mais receita fiscal aos agricultores nacionais, prejudicando a produção de alimentos em Portugal, e consequentemente comprometendo a sua competitividade face aos nossos parceiros comunitários.

O Vice-Presidente do GP/PSD, Nuno Serra afirmou que o PSD “sente-se indignado com esta falta de visão estratégica que o Governo tem para com o sector e que este aumento dos custos de contexto condiciona fortemente a competitividade da Agricultura Portuguesa”, lamentado que o ministro não tenha tido a capacidade política de manter o sector como essencial no crescimento e recuperação economia do país.

A direção do GP/PSD acompanhada de deputados do PSD da Comissão de Agricultura e Mar da Assembleia da República estará presente na próxima segunda-feira, dia 15 de fevereiro, do distrito de Évora a debater com os agricultores este e outros temas agrícolas atuais.