PSD entrega propostas para combater abandono escolar

6 de janeiro de 2017

Com o objetivo de combater o abandono escolar no ensino superior, o Partido Social Democrata (PSD) entregou esta sexta-feira, 6 de janeiro, um projeto de resolução com dez medidas na Assembleia da República.

Sendo um dos caminhos mais importantes no esforço nacional pelo aumento da qualificação dos portugueses, o PSD defende a reativação de um programa que auxilie diretamente os jovens e um apoio do Governo às instituições de ensino superior. O PSD aponta, assim, para a necessidade de olhar com atenção para os estudantes que não concluíram os seus ciclos de estudos, colmatando a falha deixada pela anulação do programa Retomar, por parte do atual Executivo.

O Partido Social Democrata aponta para a necessidade de um programa que no âmbito da ação social e que possa apoiar os jovens estudantes no regresso ao ensino superior, justifica o deputado do PSD Simão Ribeiro. De resto, o projeto de resolução agora apresentado recomenda ao Governo que promova uma maior eficiência, bem como o pagamento atempado das bolsas de ação social escolar, evitando que estudantes carenciados esperem vários meses pelo apoio devido.

O apoio às Instituições de Ensino Superior para desenvolvimento de respostas específicas adequadas à sua realidade territorial e académica, que tenham em conta a sua oferta formativa e a natureza socioeconómica dos estudantes é uma das medidas que constam do projeto de resolução dos social-democratas.

Outra das preocupações incide também sobre os trabalhadores-estudantes, já que, conforme explica Simão Ribeiro, a adequação da vida laboral com a carga horária nem sempre permite a continuação dos estudos. O PSD pretende que exista um esforço de desenvolvimento estratégico para criar maior articulação entre a carga profissional dos trabalhadores-estudantes com a vida académica, acrescenta o deputado.

Não esquecendo as significativas melhorias de todos os indicadores qualitativos de educação verificadas entre 2011 e 2015 [Governo liderado pelo PSD], o PSD destaca que a percentagem de diplomados do ensino superior na faixa etária entre os 30 e os 34 anos subiu de 26,7%, em 2011, para 31,9%, em 2015. Quanto ao perfil de qualificação dos portugueses, houve um aumento significativo no mesmo período, sendo unânime a consciência de que é fundamental dar continuidade a esse esforço nacional.

O combate ao abandono escolar levou o governo liderado pelo PSD a instar a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) a desenvolver um estudo sobre o impacto do sistema de bolsas no sucesso e no abandono escolar. O programa Retomar, lançado pelo governo anterior, pretendia promover o reingresso no Ensino Superior e veio introduzir melhorias significativas no sistema de bolsas, aumentando o limiar de elegibilidade na atribuição de bolsa de estudo para os 16 IAS (Indexante dos Apoios Sociais).

Esta iniciativa do PSD pretende dar continuidade ao esforço do anterior Executivo dedicado ao combate ao abandono escolar.