PSD assinala 46º aniversário online

4 de maio de 2020
PSD

O Partido Social Democrata comemora, na próxima quarta-feira, o seu 46º aniversário. Este ano, face à pandemia Covid-19, as celebrações serão online.

No dia 6 de maio, o Presidente do Partido deixará uma mensagem a todos os militantes e simpatizantes do Partido, seguindo-se um documentário dos 46 anos do PSD.

As celebrações, no entanto, já estão a decorrer. Acompanhe tudo o que preparámos:

No passado sábado, dia 2 de maio, o Secretário-geral, José Silvano, deixou uma mensagem no nosso Facebook, Twitter e Instagram.

No mesmo dia, relembrámos a primeira reunião magna dos social-democratas, que teve lugar em novembro de 1974.

Domingo foi dia de recordar a Ala Liberal e Francisco Sá Carneiro, um dos fundadores do Partido.

Francisco Sá Carneiro e Francisco Pinto Balsemão são precisamente as figuras que o PSD recorda na segunda-feira, dia 4.

Foram eles que, juntamente com Joaquim Magalhães Mota, fundaram o então Partido Popular Democrático (PPD), a 6 de maio de 1974. Foi legalizado em 25 de janeiro de 1975, passando a designar-se a 3 de outubro de 1976, Partido Social Democrata (PSD). O Partido foi criado com base em três linhas de pensamento distintas embora complementares. Uma linha Católica-Social, nascida entre 55 e 65 como reação contra o corporativismo de estado; uma linha Social-Liberal, ligada à Social-Democracia defensora da democratização do Estado Novo e ligada ideologicamente à ‘ala liberal’ e, finalmente, uma linha Tecnocrática-Social, com preocupações mais ligadas ao desenvolvimento económico, privilegiando mudanças sociais e culturais como meio determinante de promover e alargar a democracia.

Na terça-feira, dia 5, pelas 21h00, decorre a primeira conferência online do Conselho Estratégico Nacional do PSD, com o tema "Saúde e Economia: Que equilíbrio possível?", e contará com Álvaro Almeida (Deputado do PSD e Professor na FEP), António Araújo (Médico - Ordem dos Médicos do Norte), Ricardo Baptista Leite (Deputado do PSD e Médico) e será moderada por Ricardo Mexia (Médico de saúde pública).