Últimas notícias
O PSD defendeu hoje que o Banco de Portugal tomou uma decisão de recapitalização do Novo Banco que protege os contribuintes, ao contrário da solução adotada para o Banif, pela qual responsabilizou o Governo do PS.
Em conferência de imprensa, na sede nacional do PSD, o deputado social-democrata António Leitão Amaro considerou que as medidas de reforço de capital do Novo Banco "só podiam ter sido tomadas agora" e completam a resolução do Banco Espírito Santo (BES) de agosto de 2014. "Esta é uma decisão do Banco de Portugal", afirmou, "e não do atual Governo".
"É uma decisão que protege os contribuintes. Aliás, porque é uma decisão dentro do processo BES, e em todo o processo houve uma preocupação de proteger os contribuintes. Esta decisão tomada no caso BES, em que os contribuintes são protegidos de injeção de capital, contrasta bem com uma decisão recente do Governo atual noutro caso onde os contribuintes foram chamados a um esforço importante. São, por isso, duas formas bem contrastantes de resolver uma necessidade de sustentabilidade e de estabilidade do sistema financeiro", acrescentou.