Primeiro-ministro de Cabo Verde partilha valores de política externa do PSD

27 de setembro de 2018
PSD

O primeiro-ministro de Cabo Verde defendeu a convergência do País e do seu partido com os valores de política externa apresentados por Rui Rio, esta quinta-feira, na Universidade de Verão do MpD – Movimento para a Democracia.

“Nós somos da mesma família política. Pertencemos à IDC, comungamos valores de dignidade da pessoa humana, justiça social, economia social de mercado”, disse Ulisses Correia e Silva, dirigindo-se ao Presidente do PSD. “Comungamos também uma visão reformista e aquilo que são os grandes pilares das relações externas que aqui também enunciou”, continuou o primeiro-ministro cabo-verdiano.

Rui Rio foi convidado da iniciativa partidária, organizada pela JpD – Juventude para a Democracia, onde o primeiro-ministro de Cabo Verde assegurou a sua disponibilidade e interesse “em aprofundar as nossas relações a nível partidário, da nossa juventude e de um diálogo político intenso.”

“É do interesse do MpD estar próximo dos seus amigos e daqueles que partilham os mesmos valores”, acrescentou. Ulisses Correia e Silva apontou ainda que, “em relação à política externa, aquilo que o nosso governo defende converge muito com aquilo que definiu aqui”, nomeadamente “a nossa relação privilegiada com Portugal, desde sempre”, a vocação atlântica e a pertença à CPLP. “Temos um entendimento do mundo que facilita as relações.”

Presidindo atualmente à CPLP, Cabo Verde pretende deixar uma marca na organização. O primeiro-ministro convidou o PSD a apoiar o seu projeto, que pretende tornar a CPLP um espaço de mobilidade. “Temos dois anos para presidir à CPLP e queremos que, durante o nosso mandato, este projeto se concretize”, desafiou Ulisses Correia e Silva.