Plano Nacional de Ação para o Envelhecimento Positivo

5 de janeiro de 2017

O PSD vai entregar na Assembleia da República, esta sexta-feira, iniciativas legislativas para a promoção do envelhecimento positivo e de uma cultura de participação e valorização das pessoas idosas.

A deputada e vice-presidente social-democrata Teresa Morais realça a criação do regime jurídico dos conselhos municipais seniores, em que o PSD propõe a criação de um órgão ao nível municipal que promova o direito de participação dos cidadãos seniores na governação do município e, em especial, nas matérias do interesse específico desta população.

O PSD propõe ainda a aprovação e implementação de um Plano Nacional de Ação para o Envelhecimento Positivo, conceito que pressupõe uma abordagem holística e exige uma concretização multidimensional. Um desafio para toda a sociedade, que implica a responsabilização e a participação de toda a comunidade, no combate à exclusão social e à discriminação, na promoção dos direitos das pessoas idosas.

Com esta iniciativa, que pretende valorizar o envelhecimento, o PSD pretende ver aprovada uma verdadeira política pública para o envelhecimento positivo.

Neste conjunto de propostas incluem-se também a recomendação da regulamentação das Universidades Seniores, bem como da inclusão nos programas curriculares das instituições do Ensino Superior da área da saúde das temáticas do estudo da Dor e da Geriatria.