Pedro Passos Coelho reafirma que saída foi limpa

22 de dezembro de 2015
PSD

Pedro Passos Coelho afirmou hoje que “Ao contrário do que aconteceu no passado, o Estado não precisou de pedir nenhum empréstimo externo para resolver este problema porque tinha lá dinheiro para o resolver.”

O Presidente do PSD rejeitou as acusações que insinuam que o seu executivo não resolveu o problema do Banif mais cedo porque não queria perturbar a saída do programa de ajustamento. "Não há dúvidas nenhumas de que a saída foi limpa", afirmou.

Disse ainda que "com a experiência que tenho, calculo, até porque sei o que pensa a Direção Geral de Concorrência e sei o que tem sido a abordagem do Banco Central Europeu nestas matérias, admito que não teria uma solução muito diferente desta que foi adotada, na medida em que não foi possível identificar ao longo destes anos um comprador para o Banif”.

Pedro Passos Coelho admitiu que não teria uma solução muito diferente para o Banif da encontrada pelo atual Governo, mas recusou "acusações de ‘passa-culpas'" e garantiu que o PS conhecia o problema do banco, não havendo secretismo sobre o estado do banco.