Nota de pesar pelo falecimento do Dr. Almeida Santos

19 de janeiro de 2016
PSD

O Partido Social Democrata exprime o seu profundo pesar pelo falecimento do Dr. António Almeida Santos.

Com o desaparecimento do Dr. António Almeida Santos, Portugal perde uma das personalidades mais marcantes da sua história recente.

Homem de invulgar cultura, jurista notável, tribuno brilhante, o Dr. António de Almeida Santos foi, no plano político, um estadista de grande visão, que conduziu a sua vida pela defesa das causas nobres em que acreditava – a liberdade, a democracia, os direitos humanos.

O nosso regime democrático deve-lhe, desde a primeira hora, muito, seja pela sua participação marcante na estruturação do nosso sistema político, seja pela forma como exerceu múltiplas e exigentes tarefas governativas. E a história recordará, em particular, o modo como desempenhou as funções de Presidente da Assembleia da República, em que o seu exemplo de competência, de espírito dialogante e de capacidade de construir consensos contribuiu  fortemente, com o reconhecimento de todos, para a dignificação da instituição parlamentar.

À família do Dr. António de Almeida Santos e ao Partido Socialista de que era Presidente honorário, o PSD apresenta as suas mais sinceras condolências e a sua sentida homenagem.