Grupo Parlamentar do PSD apresentou moções ao Conselho Nacional

18 de maio de 2016

Foram ontem apresentadas e aprovadas as moções do Grupo Parlamentar do PSD no Conselho Nacional do Partido Social Democrata.

“Pela promoção de um serviço público de educação de qualidade” foi a moção dada a conhecer na área da Educação, e delibera que é necessário:

• Reafirmar a defesa intransigente de um serviço público de educação de qualidade, capaz de promover a equidade e a igualdade de oportunidades para todos, assumindo-se esta defesa como um fator decisivo para o nosso desenvolvimento coletivo.
  • Centrar sempre as políticas educativas na defesa do superior interesse dos alunos, promovendo aqueles que são os pilares da qualidade na educação: rigor; bons professores; metas claras; autonomia e descentralização; monitorização, regulação e transparência.
  • Instar o atual governo a que retome uma política educativa que se paute pela moderação, pela avaliação sustentada e pela estabilidade, valores fundamentais que permitiram que Portugal tenha melhorado significativamente o perfil de qualificação da sua população.

Na área da Economia, “Por uma Estratégia Económica Reformista e Sustentável” delibera que é necessário:

• O PSD defenda e sustente uma estratégia económico-financeira que proteja os Portugueses de riscos externos, que assegure ganhos permanentes nos seus rendimentos, que retome a trajetória de convergência com a Europa interrompida desde o início do século XXI, que coloque a iniciativa dos Portugueses no centro do desenvolvimento económico, que faça de Portugal uma economia aberta no plano interno (concorrencial, sem privilégios de uns em detrimento de todos os outros) e no plano externo (exportadora, atraindo investimento estrangeiro, com os instrumentos necessários para prosperar na era da globalização) e que garanta contas públicas equilibradas.
  • O PSD reitere a sua exigência ao Governo para que rapidamente arrepie o caminho errado cujos resultados negativos já se observam, evitando custos maiores que os Portugueses pagariam com muito sacrifício.

Consulte aqui Moção Grupo Parlamentar do PSD – Economia  e a Moção Grupo Parlamentar do PSD – Educação