Governo compromete a segurança do País

10 de abril de 2017
PSD

A ministra da Administração Interna deve prestar esclarecimentos sobre o encerramento no período pós-laboral e noturno do Centro de Cooperação Policial e Aduaneira (CCPA) de Vilar Formoso. Em causa, está a segurança interna de Portugal.

Tal como alerta do PSD, pode estar “comprometida a segurança interna do País relativamente à deteção e acompanhamento em tempo real de atividades ilícitas, criminais e até terroristas que ocorrem no eixo que passa pela fronteira de maior movimento entre Portugal e Espanha".

Carlos Peixoto e Ângela Guerra, deputados do PSD, tiveram conhecimento que existe a possibilidade de Portugal e Espanha manterem em "regime normal" de funcionamento apenas um dos cinco CCPA existentes na linha de fronteira.

O Governo fala de coesão territorial, ainda que envergonhadamente, e faz o seu contrário, preparando-se para encerrar no período pós-laboral e noturno mais um serviço no Interior do País”, criticou o deputado Carlos Peixoto.

Para o PSD, o encerramento no período pós-laboral e noturno do CCPA de Vilar Formoso/Fuentes de Onoro, aquele com mais atividade tem no país, "além de implicar uma redução do pessoal a prestar serviço, consubstancia mais um encerramento, ainda que parcial, de um serviço no interior do país e, em especial, no concelho de Almeida", no distrito da Guarda.

Não é a segurança interna que importa, não é o desemprego com a diminuição do número de efetivos que interessa, não é o combate à criminalidade transnacional e ao terrorismo em tempo real que predomina. O que mais ordena parece ser o controlo do défice à custa do sacrifício incomportável de serviços essenciais ao nosso bem-estar coletivo, como a saúde, a educação e, agora, também a resposta eficaz a atentados contra a segurança das pessoas e o equilíbrio do território”, sublinhou Carlos Peixoto.   

Os deputados alertam que "a segurança nacional e muito em particular a que é assegurada no eixo transfronteiriço de maior intensidade e atividade não se compadece com horários de encerramento noturno, curiosamente aqueles onde o maior número de ocorrências se verifica e com maior gravidade".