Eutanásia: “Este tipo de assuntos não se tratam nos corredores do parlamento.”

7 de dezembro de 2016
PSD

Esta terça-feira, 6 de dezembro, Marco António Costa destacou o debate que o PSD está a lançar internamente sobre a temática da eutanásia e referiu que o objetivo “é mobilizar a sociedade portuguesa”:

"O que pretendemos é mobilizar a sociedade portuguesa, abrir caminho para uma consciencialização que estas matérias, este tipo de assuntos, não se tratam nos corredores do parlamento, nem em encontros, nem em acordos assinados à socapa", afirmou o Vice-Presidente do PSD no decorrer do último Conselho Nacional do PSD do ano de 2016.

Marco António Costa adiantou que a eutanásia é uma matéria que deve envolver a sociedade, sendo importante que cada um possa livremente formular o seu juízo:

"Não estamos disponíveis para promover decisões no âmbito da Assembleia da República sobre matérias como estas da eutanásia sem um amplo debate na sociedade portuguesa", disse.

O tema da eutanásia, que chegará à Assembleia da República no próximo ano, deve ser discutido "sem preconceito", mas com "um grande sentido de responsabilidade", já que é um tema que "socialmente fraturante e, do ponto de vista dos princípios e da ética social, "um tema muito sensível", acrescentou o vice-presidente do PSD, adiantando que o primeiro debate foi feito na reunião deste Conselho Nacional.

"Um debate aberto para ouvir os conselheiros nacionais e a partir daqui continuará a ocorrer dentro do PSD debate para ser formada uma opinião o mais sustentada possível sobre esta matéria", disse, recusando que o tema seja tratado de "forma leviana" e que seja tomada uma decisão sem discussão e reflexão.

RESULTADOS TESTES PISA

Marco António Costa também fez questão de destacar as notícias conhecidas esta terça-feira sobre os testes PISA, sublinhando que "comprovam que todo o processo de reformas que o Governo liderado pelo PSD levou a cabo através do ministro Nuno Crato ao longo de quatro anos, foram reformas que trouxeram aos sistema educativo português resultados muito importantes".

"A melhor forma de defender escola publica é torná-la numa escola com qualidade", vincou.

AUTÁRQUICAS 2017

O Vice-Presidente do PSD aproveitou também a oportunidade para criticar a decisão do Governo de aprovar no Orçamento do Estado medidas que vão coincidir temporalmente com o período eleitoral das autárquicas, como o aumento extraordinário de pensões.

Recomendando algum "pudor democrático" ao Governo, Marco António Costa fez votos para que o executivo socialista "tenha cuidado para garantir a imparcialidade do Estado" durante o processo eleitoral.

"Queremos um processo leal e o que está a acontecer é uma deslealdade democrática com estas decisões que revelam despudor político do Governo", acusou.