Economia cresceu menos e pior do que em 2015

1 de março de 2017
PSD

A economia cresceu 1,4% em 2016, de acordo com os dados hoje divulgados pelo INE, o que representa uma desaceleração face ao crescimento de 1,6% em 2015, com o investimento e as exportações a registarem comportamentos medíocres. Tal como o PSD sempre disse, o Governo PS interrompeu o crescimento de um perfil saudável para a economia.

Em 2016 foi interrompido a linha de crescimento em 2015, com base no Investimento e nas exportações, após o PIB aumentar 0,9% em 2014 e 1,6% em 2015. Na verdade, no ano passado, o investimento caiu 0,9% face a 2015, de acordo com os dados do INE. Por outro lado, as exportações de bens e serviços, apesar do bom ano turístico, desaceleraram para 4,4%, abaixo do acréscimo de 6,1% registado em 2015 e inferior à média dos últimos quatro anos.

Tal como o PSD já por várias vezes referiu, o perfil de crescimento da economia, com base na sustentação do investimento e das exportações, foi interrompido pelo Governo PS e compromete o futuro imediato da economia portuguesa.

Hoje Portugal poderia estar a crescer mais e melhor se o atual Governo optasse por manter um modelo económico assente na captação de investimento e no motor das exportações. Uma economia mais aberta impulsiona mais exportações, atrai mais investimento e promove mais e melhor emprego. Não é esta a opção do atual Governo.