Doença oncológica em crianças e jovens: “Nunca serão em demasia os apoios concedidos”

26 de outubro de 2017

Nunca serão em demasia os apoios concedidos a famílias” com crianças e jovens com cancro, “seja no âmbito da segurança e solidariedade social, da saúde ou educação”, afirmou esta quinta-feira o deputado Luís Vales. “Por isso, apresentamos medidas de apoio especial a essas crianças e aos seus cuidadores, procurando que as mesmas se adeqúem melhor à natureza, complexidade e à própria durabilidade da doença”, explicou.

Segundo realçou o social-democrata, é objetivo do PSD “que o Estado garanta um efetivo direito à igualdade e à não discriminação laboral dos pais de crianças ou jovens com cancro, preconizando a atribuição de apoios financeiros específicos quando se encontram em situação de desemprego”. Assim, o projeto de resolução apresentado visa “ajudar as famílias e, em especial, os pais desses menores, garantindo-lhes uma proteção mais justa e humanizada”, disse.

Luís Vales desafiou o Governo a “aprovar de uma vez por todas o estatuto do cuidador informal, nos termos que lhe foram, aliás, recomendados por várias resoluções desta Assembleia da República e, ainda, recentemente recordados pelo senhor Presidente da República”.

Propomos medidas para a humanização das condições de acolhimento das crianças e jovens com cancro nos serviços de saúde, bem como para a melhoria do seu bem-estar físico e psicológico”, referiu. “Na área da educação, propomos medidas que favoreçam a melhoria do aproveitamento escolar e da integração e socialização”, acrescentou.