Descentralização: PSD aposta nas Áreas Sociais

5 de janeiro de 2017

Com o intuito de melhorar as propostas social-democratas que foram apresentadas no Orçamento do Estado para 2017 no âmbito da descentralização e de recolher contributos, o PSD reuniu-se esta manhã com a Confederação Nacional das Instituições Sociais, a União das Mutualidades e a União das Misericórdias.

Nesta reunião, que contou com a presença de Pedro Passos Coelho, Presidente do PSD, Marco António Costa, Vice-presidente, Teresa Morais, Vice-presidente, Luís Montenegro, Líder do Grupo Parlamentar do PSD e Deputados Social-democratas, foi possível tratar um tema que para o PSD “é muito importante” e que deseja “ver implementado no país”.

“Foi um encontro bastante produtivo e o PSD recolheu opiniões que ajudarão a aperfeiçoar as propostas do partido e abrirão novos capítulos de soluções para a descentralização de competência da administração central. Que possam contar com uma intervenção mais direta e mais ativa da rede social e solidária”, afirmou Marco António Costa, em declarações à imprensa no final do encontro.

Após o PSD também ter recolhido propostas nesta área por parte destas entidades, o Vice-presidente do PSD salientou que o partido irá continuar a apostar nesta temática:

“Temos a intenção de continuar de desenvolver estes contactos com estas entidades para garantir o enriquecimento do trabalho que vamos fazendo nas diversas áreas (saúde, educação e segurança social), onde queremos levar mais adiante o processo de descentralização e o processo de participação destas entidades”, disse.

“O Governo que não demonstrou qualquer disponibilidade no OE2017 para esta área, é o mesmo que agora anuncia propostas similares às do PSD.”

O Vice-presidente do PSD lamentou o facto do “mesmo Governo e maioria parlamentar que não demonstraram qualquer disponibilidade para apoiar as propostas social-democratas no Orçamento do Estado para 2017 sobre esta temática tão relevante para Portugal e os portugueses”, serem os mesmos que nos últimos dias “querem dar início a um processo de discussão pública sobre a descentralização do país”:

“Com propostas similares às do PSD”, disse o Vice-presidente do PSD.