David Justino pede prudência na decisão de reabrir escolas

7 de abril de 2020

David Justino pede prudência na ponderação sobre uma eventual reabertura das escolas devido à pandemia. Para já, analisa o vice-Presidente do PSD, “ainda é cedo” para se definir uma data concreta.

No final da terceira reunião técnica sobre a “Situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal”, no Infarmed, em Lisboa, esta terça-feira, o antigo ministro da Educação alertou para a idade média elevada de grande parte do corpo docente. “Nós entendemos que ainda é um pouco cedo para saber se vai ser numa data A ou numa data B, a escola envolve não só grupos de pequeno risco, como sejam os mais jovens, mas envolve grupos de alto risco, como sejam os professores ou os funcionários”, apontou, notando que “metade do corpo docente que está no sistema educativo tem pelo menos 50 anos”.

Para David Justino, a posição que o PSD transmitirá esta quarta-feira ao Primeiro-Ministro será “a de algum cuidado” e de avaliação de como se podem “mitigar os impactos negativos” que a reabertura das escolas pode ter. “Nós entendemos que todo o cuidado é pouco, não vale a pena antever com um mês de antecedência coisas que não sabemos como vão desenvolver-se”, salientou, defendendo “uma atitude responsável e medidas que sejam progressivas, bem ponderadas e bem estudadas nos seus impactos”.

O vice-Presidente espera que haja, por parte do Ministério da Educação, “soluções alternativas” ao ensino presencial, de forma a que possa ser assegurada “pelo menos parcialmente” a aprendizagem dos alunos e anunciou que irá levar sugestões à reunião com o Governo. David Justino alertou que a maior parte do parque informático das escolas “está obsoleto” e deve ser garantido que todos os alunos tenham acesso a esses meios.

Sobre a reunião no Infarmed, David Justino caracterizou como “muito útil” para começar a “construir saídas que sejam saídas pertinentes”. “A nossa disponibilidade é total para colaborar com o Governo, em especial neste caso em relação às medidas que se podem começar a antever para o mês de maio relativamente à reabertura das escolas e com todo o tipo de atividades que se relacionem ou decorrem dessa abertura”, acrescentou.

O Presidente do PSD participou nesta reunião por videoconferência.