Criação de Postos de Trabalho - Comunicado do MSESS

27 de dezembro de 2013
PSD
Relativamente aos dados sobre a criação de emprego, o INE registou pelo segundo trimestre consecutivo a tendência de crescimento do emprego. Nos últimos dois trimestres, Portugal apresentou um crescimento de 120 mil postos de trabalho: no 3º trimestre o crescimento foi de 48 mil postos de trabalho, mais 1,1% que no trimestre anterior, que acumulam com o aumento de 1,6% (mais 72,4 mil postos de trabalho) registados no 2º trimestre.

Nunca em toda a série do INE, remontando ao 1º trimestre de 1998, se registou um aumento acumulado desta dimensão.

Face ao 1º trimestre de 2013 houve 120 mil postos de trabalho criados. Este valor refere-se a criação líquida de postos de trabalho. Ou seja, a população empregada conta hoje com mais 120 mil e 400 pessoas: mais 69 mil homens e 50 mil mulheres estão empregados.

Relativamente ao efeito da emigração e da sazonalidade, importa ter presente que estes dados vão na mesma linha do EUROSTAT - sendo este último corrigido do efeito da sazonalidade - e que a população ativa aumentou no 3º trimestre (0,13%), assim como a geração líquida de postos de trabalho também (2,7%), pelo que estes efeitos têm a sua expressão relativa.