Combustíveis: Governo e partidos de esquerda penalizam os portugueses

24 de maio de 2018
PSD

 

Semana após semana, o preço dos combustíveis atinge valores historicamente elevados. Cristóvão Norte acusa o atual Governo, com o apoio de PS, BE e PCP, de penalizar os portugueses na fatura dos combustíveis. Famílias e empresas, “estão a pagar dos combustíveis mais caros da Europa”, denuncia o deputado.

O PSD tomou a iniciativa de debater esta quinta-feira, no Parlamento, as políticas fiscais e de preços dos combustíveis. “Este é o retrato fiel da austeridade dissimulada ao serviço de um governo glutão, insaciável na arrecadação de impostos e que tudo fez e nada opôs para que os portugueses se encontrassem nesta situação desesperante que põe em causa as famílias e a esmagadora maioria das empresas”, afirmou Cristóvão Norte, deputado social-democrata.

Cristóvão Norte considera que estamos perante “austeridade encapotada, insidiosa na forma, perniciosa nos efeitos, anestesiando os seus destinatários quando os preços estavam baixos”. “A montanha pariu um ratinho logo em 2016. Os combustíveis subiram 19 cêntimos no gasóleo e 16 na gasolina e o Governo apenas reduziu 2 no gasóleo e um cêntimo na gasolina. Os 4 restantes ficaram guardadinhos no bolso do Governo, num desvio estimado em 250 milhões de euros”, sublinhou.

O deputado acusa o Governo e a maioria suportada pelo PS, BE e PCP de retirar “1350 milhões de euros” às famílias e empresas. “Este é um traiçoeiro exercício de manipulação. O Governo prometeu que se o preço subisse o imposto descia, ora, o preço subiu e o Governo mentiu”, explicou.

De acordo com a Comissão Europeia, a gasolina 95 octanas em Portugal é a quinta mais alta na União Europeia. O litro do gasóleo é o 10.º mais caro entre os 28 países da UE.