Aveiro: Ribau Esteves pede testes com urgência para a região

7 de abril de 2020
PSD

O Presidente da Câmara de Aveiro pede testes com urgência à Covid-19 para os lares da região. Ribau Esteves confirma que 15 idosos do lar da Santa Casa da Misericórdia faleceram depois de terem contraído o novo coronavírus. O autarca referiu que dos 105 utentes do lar situado no Complexo Social da Moita, em Oliveirinha, 77 acusaram positivo nos testes de despiste que ficaram concluídos na semana passada. Há ainda 22 funcionários que também estão infetados e oito que tiveram um resultado negativo.

O lar da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro é até ao momento o caso mais grave registado no município. Ribau Esteves diz que a instituição tomou todas as medidas necessárias, com a criação de “uma ala de positivos, com equipas e circuitos autónomos”.

O Presidente da Câmara deixou ainda um “grito de alerta”, afirmando que há lares à espera da execução de testes de despiste à Covid-19 que estavam planificados e que não foi possível realizar, porque não há zaragatoas para recolher amostras para irem para o laboratório. “O que a senhora diretora-geral da Saúde disse [esta segunda-feira] na conferência de imprensa, de que não faltavam testes onde eram precisos, é linearmente falso. Em Aveiro não há zaragatoas. O ‘stock’ do nosso hospital entrou em rutura e o tal camião que anda para chegar, faz quinta-feira 15 dias e que foi garantido em absoluto que iria chegar este fim-de-semana, não chegou”, declarou.

Ribau Esteves dirige um apelo “desesperado” para que uma parte das 80 mil zaragatoas que o Governo anunciou que iriam ser distribuídas “venha para aqui com urgência”, porque “Aveiro é um dos municípios e uma das regiões do País com maior incidência”.

 

https://www.youtube.com/watch?v=f0_1jTQj6mg