“Apelamos ao Governo que evite os desleixos e a falta de diálogo com o setor social"

20 de dezembro de 2016

Marco António Costa apelou esta terça-feira, 20 de dezembro, que o atual Executivo dialogue com o setor social e solidário, estabelecendo até ao final do ano o valor da atualização do acordo de cooperação anual com as instituições:

"Deixamos aqui um apelo dirigido ao Governo para que, até ao final do ano, rapidamente estabeleça com os parceiros do setor social e solidário o valor da atualização e com isso garanta a previsibilidade e estabilidade que este setor necessita para continuar a apoiar ativamente os portugueses no seu dia-a-dia", declarou o Vice-Presidente do PSD, após uma reunião na Assembleia da República com instituições do Setor Social que contou também com a presença de Pedro Passos Coelho, Presidente do PSD, a propósito do Dia Internacional da Solidariedade Humana.

“Não estamos a polemizar. Estamos a apelar ao Governo que evite os desleixos e a falta de diálogo social com o setor da economia social. Deixamos este apelo ao senhor primeiro-ministro, ao senhor ministro, ao Governo no seu todo, porque a economia social também tem reflexos na área da educação, da saúde e da segurança social", afirmou.

Marco António Costa também anunciou que o PSD irá realizar no inicio de janeiro uma "reunião alargada" com "representantes do setor social e solidário" para debater temas como a descentralização e a fiscalidade.

Sobre a fiscalidade, o Vice-Presidente do PSD defendeu para 2017 o início de uma política de médio e longo prazo de fiscalidade sustentada, que dê previsibilidade ao setor.

Ainda em janeiro, o PSD vai agendar a discussão no parlamento do plano nacional de ação para o envelhecimento positivo, uma iniciativa que apresentou em outubro.

Veja a declaração na íntegra aqui.